"É uma resposta da Educação para a Pandemia”      

OBJETIVO PRINCIPAL : Acelerar o processo de aprendizagem considerando estudantes em diferentes níveis de aprendizagem.

São objetivos do Plano de Recomposição das Aprendizagens: 

I - reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem dos estudantes acumuladas ao longo da escolarização;

II - realizar estratégias de ensino com foco na recuperação e recomposição das aprendizagens a partir das habilidades previstas na Base Nacional Comum e no Currículo Referência de Minas Gerais.

FUNDAMENTAÇÃO  LEGAL

CRMG - assegurar o desenvolvimento de habilidades que não foram consolidadas e o direito à aprendizagem.

Resolução SEE nº 4.825, de 07/03/2023-  Institui a Recomposição das Aprendizagens na Educação do Estado de Minas Gerais


                   Qual a diferença entre recuperação, reforço e recomposição da aprendizagem?


Recuperação da Aprendizagem acontece no contexto comum de retorno às aulas. Ela tem o objetivo de avaliar os conhecimentos consolidados do ano anterior para definir cronograma e currículo do novo ano letivo.Ao redor do mundo, as estratégias de recuperação escolar isoladas já são criticadas por serem pouco efetivas em seu papel. E, pelo termo em si, reforçar o estigma dos alunos que, nessa situação, são os mais vulneráveis socialmente.


Reforço escolar é uma estratégia que pode estar ou não presente em um plano de recomposição. Afinal, vai depender das necessidades observadas na turma. Geralmente o reforço é utilizado para cada aluno com dificuldade na aprendizagem, a ponto de comprometer o desenvolvimento de habilidades e competências.


Recomposição da Aprendizagem surgiu como uma demanda após gestores e educadores perceberem a defasagem escolar como resultado dos impactos da Covid-19 na educação básica. Esses impactos foram tão acentuados que, pensar somente em recuperação e reforço escolar, não seria suficiente.A recomposição da aprendizagem abarca mais estratégias, para além da mitigação das perdas de conteúdo. Ela considera etapas de avaliação diagnóstica, acolhimento, readaptação e uso de diferentes metodologias. Tudo isso para remediar, intervir e acelerar o processo de ensino e aprendizagem, conforme Levantamento Internacional de Estratégias de Recomposição das Aprendizagens.  


É um conjunto de ações necessárias para enfrentar os impactos e as defasagens provocados pela pandemia da Covid-19, pela suspensão das aulas e a precariedade do ensino emergencial. 

 PRINCIPAIS AÇÕES 

Acolhimento

Avaliação Diagnótica e Contínua

Rearranjo Curricular ou Priorização Curricular

Nivelamento das Turmas

Adaptação das Práticas Pedagógicas para incluir estratégias diferenciadas

Formação de Professores

Acesso a Materiais Didáticos Adequados

Adaptação do Tempo de Instrução para que os alunos tenham tempo de conhecer ou retormar conteúdos do ano anterior aquele da sua turma. ( contraturno)


                                                Como fazer a recomposição da aprendizagem?

 

1º - Acolhimento com Sondagens  Diagnósticas

      Estar atento a Realidade principal na questão de saúde mental de estudantes e professores.

      Acolhimento Recriproco para Gestores, professores e Alunos para que sintam acolhidos e tenham a escola como espaço seguro e de pertencimento.

      Toda a comunidade escolar é responsável pela aprendizagem dos estudantes

      Formar parcerias com Conselho Tutelar, Centros de Referência de Assistência Social, entre outros

2º - Avaliações Diagnósticas

Após a realização das avaliações diagnósticas, a escola vai entender quais são as estratégias mais adequadas para lidar com as lacunas de aprendizagem. Essas estratégias, apesar de serem diversas, podem ser organizadas em grandes grupos de direcionamento, a depender do objetivo a ser alcançado

 Qual a importância da avaliação diagnóstica? 

O tipo de sondagem diagnóstica pode variar, mas o objetivo é sempre o mesmo: entender o cenário da realidade dos estudantes em relação ao conteúdo escolar para, a partir dele, traçar o plano de ação pedagógica.As avaliações podem ser elaboradas a partir da observação dos educadores em atividades de sala de aula. Algumas instituições contam ainda com a participação das famílias na construção do diagnóstico. É uma etapa importante para obter informações sobre a continuidade educacional durante o ensino remoto. Algumas práticas complementares para este fim são:

 

3º - Nivelamento ou Agrupamento por Desempenho: Deve ser organizado grupos e trabalhar na recomposição com habilidades selecionadas para grupos de estudantes com desempenho semelhante em relação aos resultados obtidos na avaliação diagnóstica.- Ver sobre Nivelamento 


4º - Rearranjo Curricular - Ver Currículo Municipal 

Uma das estratégias mais utilizadas ao redor do mundo para recompor aprendizagens é a adaptação e priorização nos currículos, focando em habilidades estruturantes. Essas estratégias podem ser aplicadas através de algumas alternativas:

 

 


5º - Sistema de Ensino, Capacitação, Recursos e Materiais didáticos pedagógicos adequados


6º - Construção Coletiva do Plano de Ações Escolar - ver Formulário