ALINHAMENTO
O Roteiro de Aula / Plano de Aula / Habilidades/ Conteúdo/ Atividades / Metodologia estão de acordo com o Planejamento 2024 ?
O termo “alinhar”, tem o sentido de "Colocar na mesma linha", " aderir ".
A BNCC foi homologada em 2017, estipulando premissas para todo o ensino básico do país. Em seu texto, a base objetiva um ensino igualitário, com tratamento equitativo, com maior qualidade para as crianças e jovens brasileiros, desafiando às instituições a se alinharem a nova norma até o início de 2020.
Uma aprendizagem está alinhada quando, que incentiva o ensino com significado, ou seja, o que se aprende na escola passa a fazer sentido com a realidade do estudante. Além disso, os alunos passam a serem mais questionadores e reflexivos, se perguntando o porquê e o como.
ESTRATÉGIAS PARA O ALINHAMENTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM OFERTADO COM O PLANEJAMENTO 2024
"Professores, Supervisores, Coordenadores e Diretores"
Garantir
Professor, Supervisor, Coordenador e Diretor, farão com que a legislação seja cumprida, a obrigatoriedade da oferta e aplicação da BNCC através do nosso Planejamento 2023 .
Plano de Aula/ Roteiro de Aula
O Roteiro de Aula e o Plano de Aula deverão ser construídos e acompanhados preferencialmente nos módulos II pelo supervisor escolar/coordenador/diretor , e os mesmos devem ser acompanhados, discutidos e levados para a sala de aula , juntamente com as atividades proposta para serem aplicados , de preferência impressos ou num caderno para uso na sala, nada compartilhado digitalmente , pois assim evita o" fazer por fazer" . Ver Formulários 2023
·
Atividades , Testes e Avaliações
As mesmas previstas nos Planos e Roteiros de Aula devem estar de acordo com habilidades para a disciplina previstos no Planejamento 2023. Ver Planejamentos 2023
OBS: Gestores e Supervisores ( Ficar atentos as atividades aleatórias, improvisadas, sem uma análise prévia ou objetiva ).
DICA: Para facilitar o acompanhamento organize dentro do Módulo II, momento de acompanhar as atividades propostas nos Roteiros de Aula, ou solicitem que entregue com antecedência para Supervisores, Coordenadores e Diretores avaliarem, antes de serem xerocadas ou aplicadas em sala . E quando os professores já levam as Atividades impressas para os alunos, solicitar um cópia para acompanhamento junto ao Roteiro de Aula.
Sondagens Orais e Escritas
De forma Amostral, semanalmente com um percentual de alunos realizar avaliação da leitura, escrita, e matemática. verificação da aprendizagem em relação ao conteúdo trabalhado naquela semana, previsto no Planejamento Municipal 2023.
Como avaliar diagnosticamente? Entrevistas com alunos, ex-professores, orientadores, pais e familiares; Exercícios ou simulações para identificar colegas com quem o aluno se relaciona melhor; Consulta ao histórico escolar/ficha de anotações da vida escolar do aluno; Observações dos alunos, particularmente durante os primeiros dias de aula; Questionários, perguntas e conversa com alunos; Testes padronizados (tipo prontidão, ritmo de leitura e nível de conhecimento de línguas).
Testes Rápidos, avaliação , monitoramento de alinhamento de cada disciplina com o Planejamento 2023, sendo que este é dividido por Bimestres, sendo de fácil acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal.
Didática/Metodologia -Discutida e Planejadas nas Reuniões de Módulo II
Momentos de estudo do Planejamento 2023,
Estratégias Metodológicas, as habilidades, forma correta de aplicabilidade e busca de inovações didáticas .
Organização do Espaço da Sala de Aula,
Postura Ética/Profissional, ( dinamismo, incentivador e motivacional ).
Revisões/ Retomada e Reformulação
Sempre que necessário as atividades , as aulas orais, escritas não consolidadas, ou os testes, provas, trabalhos que não conseguiram o aproveitamento necessário "zerados". Devem ser ofertados novamente com mais orientações e revisões