ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 2024
Anos Iniciais ( 1º ao 5º ano)
Diagnóstico Inicial com Avaliações do SIM-FTD para os Anos Iniciais ( 1º ao 5º ano)
Correção e tabulação com formulários compartilhados para análise de resultados pela escola, juntamente com a S.M.E.
Plano de Ação das Turmas e da Escola
Plano de Aula Semanal ou Diário de acordo com o Material SIM-FTD já alinhado com a BNCC
Projeto de Leitura e Escrita - desenvolvido por bibliotecários, monitores e outros. Sendo o Diretor e o Supervisor responsáveis pelo acompanhamento,
Alfabetização com Foco na Gestão Escolar: Leitura, Escrita e matemática - Com formulários compartilhados para preenchimento, análise e sondagens amostrais de comparação de resultados pelo Setor Pedagógico em visitas mensais. Intervenção Pedagógica Compartilhada.
Implantar parâmetros para toda rede municipal; utilizando das mesmas ferramentas e recursos didáticos para : Sondagens e Diagnósticos ( mesmas palavras, mesmas frases, mesmos textos, mesmas avaliações)
Recomposição das Aprendizagens, com elaboração de Material Específico ( Apostilas ) de acordo com os 03 níveis de aprendizagem identificados ( 01-Baixo - 02-Regular - 03-Em Processo )
Serão elaborados de forma coletiva e unificada para toda escola, Apostilas de Reforço, contendo atividades direcionadas para sanar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas, sendo estas elaboradas por todos os professores em encontros pedagógicos nas escolas.Confecção e reprodução pela escola com suporte da SME.
As Apostilas de Reforço deverão ficar arquivadas na escola para avaliação, monitoramento e análise dos resultados ( Supervisores e Diretores), para retomada, revisão e intervenções específicas (Professores, Supervisores e Diretores).
SIM-FTD com uso exclusivo e obrigatório
Atividades Extras somente da Iônica ( Acessos, construção de atividades, compartilhamentos e outros)
Kits ( diário do aluno, cadernos didáticos, livros literários, cartazes, e outros)
Consultoria Online ( Cursos de Formação e Capacitação)
Assessoria Presencial e Online ( Compartilhamento do trabalho e momentos "tira" dúvidas)
Avaliações Bimestrais para medir a Proeficiência através do SIM-FTD para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
Preparação Anual para as Avaliações Externas - 2º e 5º ano – Proalfa e PROEB 2024.
- 1º e 4º ano – Proalfa, PROEB e SAEB 2025.
Plano de Ação
Ø Palestras motivacionais- Convidados
Ø Incentivos concretos a partir de exemplos de pessoas e lugares bem sucedidos, de resultados de esforços - Ofertar Visitas de Intercâmbios dentro do município e fora, passeios , viagens, etc.
Ø Gincanas da Aprendizagem
Ø Premiações, Homenagens / Divulgação - Criar critérios com Cronogramas.
Ø Concursos Preparatórios
Ø Simulados Semanal com Resultados destaques, Mimos e Intervenção permanente
Ø questões de múltiplas escolha, enunciados diversificados e questões discursivas com produção de texto.
Ø Criar atividades estratégicas para orientação, treino e simulação de como interpretar, preencher e responder nos Gabaritos.
Ø Revisão / Recuperação Paralela e Bimestral constante até corrigir a defasagem de aprendizagem e notas.
Ø Busca Ativa permanente Frequência
Ø Classificação/ Reclassificação / Avanços de ano caso necessário.
Ø Espaço físico – reformas , adaptações, implantações, aquisição, parceria, improvisos.
Ø Atenção no Preenchimento de Formulários do MEC , 22ª SRE, SEE/MG, Educacenso e outros.