Nivelamento

Nivelamento : "desbastar as irregularidades";  "aplanar."

É a forma de lidar com a aprendizagem de forma equitativa, aplicando práticas inclusivas que re conheçam o direito de todos de aprender, propiciando oportunidades educativas diferenciadas.

1º- Qual o nível de aprendizagem dos alunos?


2º- O que cada professor(a) verificou de acordo com a sua disciplina?

O termo “nivelar”, tem o sentido de recuperar déficits de aprendizagem dos alunos, considerando, também, o conceito de equidade e as estratégias para alcançá-la – tratar diferentemente os desiguais para torná-los iguais – como elemento constitutivo do direito ao acesso a uma educação de qualidade. Utilizando como parâmetro as avaliações diagnósticas ( escola, rede), as escolas são convidadas a implementar ações de nivelamento de aprendizado que possibilite, na medida do possível e da forma mais competente, desenvolver uma pedagogia diferenciada para seus alunos. Nivelamento entendido aqui, como as ações desenvolvidas nas escolas para superar o baixo desempenho dos estudantes no processo ensino aprendizagem. A expressão tem o sentido de desenvolvimento de ações na perspectiva de buscar a equidade da aprendizagem, avaliar continuamente, conhecer cada estudante, desenvolver ações diferenciadas e monitorar o trabalho desenvolvido pela escola através do núcleo gestor e professores, vistos como agentes com potencial para a transformação da realidade escolar.

                LEIA : Nivelamento - Um olhar equânime sobre a Aprendizagem 

PLANO DE AÇÃO

ESTRATÉGIA  DE NIVELAMENTO

ESTRATÉGIA 01 - Intervenção Pedagógica Monitorada

           Deve partir sempre da Gestão, a organização , acompanhamento e Avaliação.  Para que toda escola esteja mobilizada e envolvida na mesma ação e nas mesmas atividades.  Começando com o Agrupamento dos Alunos de Acordo o Nível de Aprendizagem, os alunos independente do ano de escolaridade serão agrupados em grupos/turmas de acordo com os Níveis de Aprendizagem ( Baixo - Regular - Em Processo ), identificados no Diagnóstico Inicial 2023, onde será trabalhado o Plano de Ação ( construido previamente pela gestão e professores), onde será proposto que 01 hora/horário todos os dias,  será trabalhado atividades e metodologias voltadas para o nível de aprendizagem do alunos,  com objetivo principal de avançar e nivelar. Ou Adequar a realidade da escola e Realizar o dia “D” na Escola para aplicação do Plano de Ação de forma que todos os professores em todos os horários estejam engajados nas atividades voltadas para os 03 níveis . Devendo este acontecer em cada semana em dias alternados. Lembrando que a organização, acompanhamento e avaliação de responsabilidade do gestor e supervisor escolar. Veja abaixo essas sugestões detatalhadas.

Sugestões de Organização da Estratégia 01  para o Nivelamento dos alunos de 1º ao 9º ano

OBS: Organizar Estratégia/ Logística de atendimento de acordo com sua realidade de cada escola.

1ª ETAPA:  Aplicação das Avaliações Diagnósticas do SIM/FTD para os alunos de  1º ao 5º ano  e da SEE/MG para todos os alunos de 6º ao 9º ano - Correção, Tabulação e Análise de Resultados ( Professores Supervisores e Gestores ) - Listando as Principais dificuldades.

2ª ETAPA : Classificação dos alunos no mínimo em 03 níveis de aprendizagem - ( Baixo - Regular - Em Processo )

1ª Dica 01 hora/Horário -  O professor organiza os alunos para todos os dias (no início da aula, no meio ou no fim) terem uma hora de aula com metodologia e atividades diferenciadas de acordo cada grupo por Níveis de Conhecimento. Ex:

Dica - Dia “D” na Mesma Sala com o Mesmo Professor(a) para turmas de 1º ao 5º ano / para as turmas de 6º ao 9º ano TODOS os professores trabalharão o mesmo conteúdo voltado para o Nivelamento nos seus respectivos horários Um dia da semana com todos os alunos agrupados por Níveis dentro da Sala com o professor(a) ou com os professores ( 6º ao 9º ano) com metodologias e  atividades diferenciadas de acordo com cada grupo por Níveis de Conhecimento. Ex:

Dica- Dia “D” em Salas Separadas por Níveis com o Professor(a) ( 1º ao 5º ano ) escolhido por perfil  ou com os professores ( 6º ao 9º ano) podendo estes envolver todas as disciplinas e horários ou escolher professores com por perfis e elaborar um horário especial para o nivelamento – Um dia da semana os alunos mudarão de sala, ficando em sala de acordo com seus Níveis (  EX: sala n1, sala n2, sala n3, sala n4 ), onde todos o professores de ( 6º ao 9º ano)  trabalharão com os conteúdos do Nivelamento de acordo com o nível da sala ou (os) professor(es) de ( 1º ao 5º ano ) escolhidos por de perfil para cada Nível, trabalharão com os conteúdos do Nivelamento de acordo com o nível da sala, sendo utilizado metodologias e atividades diferenciada de acordo com a necessidade dos alunos. Ex: 

3ª ETAPA : Construção de um Plano de Ação da Escola e Cronograma , com todos os professores de (1º ao 5º ano) e ( 6º ao 9º ano ) de acordo com a Classificação por níveis de aprendizagem dos alunos . Onde o objetivo princial seja o Reforço Escolar / Intervenção Pedagógica permanente ao longo do ano focado nas dificuldades e habilidades não consolidadas.

ESTRATÉGIA 02 - Recomposição das Aprendizagens

                                                                                                             Sugestões 

Cadernos de Reforço ou Apostilas:


Foco na Língua Portuguesa e Matemática:

Recursos Humanos

Monitores de Apoio, Bibliotecários, Supervisores, Direção, Monitores de Informática e outros servidores da escola.


Recursos Didáticos

 Livro didático, quadro e giz, tecnológicos ( Celular, computadores, laboratório de informática, projetor, TV) e a natureza ( espaço físico, recurso naturais diversos).

Avaliação do Plano de Ação