Nivelamento
Nivelamento : "desbastar as irregularidades"; "aplanar."
É a forma de lidar com a aprendizagem de forma equitativa, aplicando práticas inclusivas que re conheçam o direito de todos de aprender, propiciando oportunidades educativas diferenciadas.
1º- Qual o nível de aprendizagem dos alunos?
2º- O que cada professor(a) verificou de acordo com a sua disciplina?
O termo “nivelar”, tem o sentido de recuperar déficits de aprendizagem dos alunos, considerando, também, o conceito de equidade e as estratégias para alcançá-la – tratar diferentemente os desiguais para torná-los iguais – como elemento constitutivo do direito ao acesso a uma educação de qualidade. Utilizando como parâmetro as avaliações diagnósticas ( escola, rede), as escolas são convidadas a implementar ações de nivelamento de aprendizado que possibilite, na medida do possível e da forma mais competente, desenvolver uma pedagogia diferenciada para seus alunos. Nivelamento entendido aqui, como as ações desenvolvidas nas escolas para superar o baixo desempenho dos estudantes no processo ensino aprendizagem. A expressão tem o sentido de desenvolvimento de ações na perspectiva de buscar a equidade da aprendizagem, avaliar continuamente, conhecer cada estudante, desenvolver ações diferenciadas e monitorar o trabalho desenvolvido pela escola através do núcleo gestor e professores, vistos como agentes com potencial para a transformação da realidade escolar.
PLANO DE AÇÃO
ESTRATÉGIA DE NIVELAMENTO
ESTRATÉGIA 01 - Intervenção Pedagógica Monitorada
Deve partir sempre da Gestão, a organização , acompanhamento e Avaliação. Para que toda escola esteja mobilizada e envolvida na mesma ação e nas mesmas atividades. Começando com o Agrupamento dos Alunos de Acordo o Nível de Aprendizagem, os alunos independente do ano de escolaridade serão agrupados em grupos/turmas de acordo com os Níveis de Aprendizagem ( Baixo - Regular - Em Processo ), identificados no Diagnóstico Inicial 2023, onde será trabalhado o Plano de Ação ( construido previamente pela gestão e professores), onde será proposto que 01 hora/horário todos os dias, será trabalhado atividades e metodologias voltadas para o nível de aprendizagem do alunos, com objetivo principal de avançar e nivelar. Ou Adequar a realidade da escola e Realizar o dia “D” na Escola para aplicação do Plano de Ação de forma que todos os professores em todos os horários estejam engajados nas atividades voltadas para os 03 níveis . Devendo este acontecer em cada semana em dias alternados. Lembrando que a organização, acompanhamento e avaliação de responsabilidade do gestor e supervisor escolar. Veja abaixo essas sugestões detatalhadas.
Sugestões de Organização da Estratégia 01 para o Nivelamento dos alunos de 1º ao 9º ano
OBS: Organizar Estratégia/ Logística de atendimento de acordo com sua realidade de cada escola.
1ª ETAPA: Aplicação das Avaliações Diagnósticas do SIM/FTD para os alunos de 1º ao 5º ano e da SEE/MG para todos os alunos de 6º ao 9º ano - Correção, Tabulação e Análise de Resultados ( Professores Supervisores e Gestores ) - Listando as Principais dificuldades.
2ª ETAPA : Classificação dos alunos no mínimo em 03 níveis de aprendizagem - ( Baixo - Regular - Em Processo )
1ª Dica – 01 hora/Horário - O professor organiza os alunos para todos os dias (no início da aula, no meio ou no fim) terem uma hora de aula com metodologia e atividades diferenciadas de acordo cada grupo por Níveis de Conhecimento. Ex:
2ª Dica - Dia “D” na Mesma Sala com o Mesmo Professor(a) para turmas de 1º ao 5º ano / para as turmas de 6º ao 9º ano TODOS os professores trabalharão o mesmo conteúdo voltado para o Nivelamento nos seus respectivos horários – Um dia da semana com todos os alunos agrupados por Níveis dentro da Sala com o professor(a) ou com os professores ( 6º ao 9º ano) com metodologias e atividades diferenciadas de acordo com cada grupo por Níveis de Conhecimento. Ex:
3ª Dica- Dia “D” em Salas Separadas por Níveis com o Professor(a) ( 1º ao 5º ano ) escolhido por perfil ou com os professores ( 6º ao 9º ano) podendo estes envolver todas as disciplinas e horários ou escolher professores com por perfis e elaborar um horário especial para o nivelamento – Um dia da semana os alunos mudarão de sala, ficando em sala de acordo com seus Níveis ( EX: sala n1, sala n2, sala n3, sala n4 ), onde todos o professores de ( 6º ao 9º ano) trabalharão com os conteúdos do Nivelamento de acordo com o nível da sala ou (os) professor(es) de ( 1º ao 5º ano ) escolhidos por de perfil para cada Nível, trabalharão com os conteúdos do Nivelamento de acordo com o nível da sala, sendo utilizado metodologias e atividades diferenciada de acordo com a necessidade dos alunos. Ex:
3ª ETAPA : Construção de um Plano de Ação da Escola e Cronograma , com todos os professores de (1º ao 5º ano) e ( 6º ao 9º ano ) de acordo com a Classificação por níveis de aprendizagem dos alunos . Onde o objetivo princial seja o Reforço Escolar / Intervenção Pedagógica permanente ao longo do ano focado nas dificuldades e habilidades não consolidadas.
ESTRATÉGIA 02 - Recomposição das Aprendizagens
Sugestões
Cadernos de Reforço ou Apostilas:
De acordo com os 03 níveis de aprendizagem identificados. Serão elaborados de forma coletiva e unificada para toda escola, Apostilas de Reforço, contendo atividades direcionadas para sanar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas, sendo estas elaboradas por todos os professores em Encontros Pedagógicos organizados pelos Gestores e Supervisores nas Escolas ( Módulos II) por disciplina e de forma geral para toda a Rede Municipal de Ensino. Após o material elaborado e diagramado. SUGESTÃO: O material de Intervenção ( Apostilas de Reforço + Alfabetização + Letramento) poderão ser produzidos por cada professor ( 6º ao 9º ano) com os conteúdos da sua disciplina, de forma interdisciplinar ou específico.
Confecção e reprodução pela Escola com suporte da SME.
As Apostilas de Reforço serão distribuídas para os alunos de acordo com nível de aprendizagem, e o professor( a ) irá aplicar as atividades utilizando de estratégias combinadas com o gestor e supervisor de acordo com a realidade do aluno e da escola. Ficando as dicas de aplicabilidade, feedback e acompanhamento : ( Atividades para Casa com correção pelo professor no seu horário de aula, Início da Aula, Final da Aula , "Dia D" do Reforço e outras)
As Apostilas de Reforço deverão ficar arquivadas na escola para avaliação, monitoramento e análise dos resultados ( Supervisores e Diretores), para retomada, revisão e intervenções específicas (Professores, Supervisores e Diretores).
Foco na Língua Portuguesa e Matemática:
Acompanhamento permanente dos níveis de leitura, escrita, letramento e conceitos básicos matemáticos, com formulários de estatísticas a partir dos resultados quinzenais apresentados no Plano de Ação da Escola.
Projeto Específico de Leitura e Escrita (Leitura protocolada, leitura pausada, individual, comentada, circular, expositiva, concurso de frase , redação e outras técnicas)
Projetos de Desafios Matemáticos com Raciocínio Lógico e Jogos ( Quiz, pegadinhas, desafios, problematizando, xadrez, dama, jogo da velha, dominó e outros).
Recursos Humanos
Monitores de Apoio, Bibliotecários, Supervisores, Direção, Monitores de Informática e outros servidores da escola.
Recursos Didáticos
Livro didático, quadro e giz, tecnológicos ( Celular, computadores, laboratório de informática, projetor, TV) e a natureza ( espaço físico, recurso naturais diversos).
Avaliação do Plano de Ação
Durante a execução do plano de ação , deverá ser definido intervalos de Avaliação do desenvolvimento e da Aprendizagem através de Testes/Avaliações Cognitivas e Comportamentais ( disciplina , interesse, participação ) com cronograma semanal, quinzenal ou mensal.
Quando realizar e como avaliar? Diariamente: ao rever os cadernos, o dever de casa, fazer e receber perguntas, observar o desempenho dos alunos, nas diversas atividades de classe; Ocasionalmente: por meio de provas ou outros instrumentos, mais ou menos formais, para aferir a aprendizagem e outros desempenhos dos alunos; Periodicamente: utilizando testes ao final de cada sub-unidade, unidade, projeto, bimestre ou semestre.
Parar que avaliar? Para corrigir rumos, rever, melhorar, reformar, adequar o ensino de forma que o aluno atinja os objetivos de forma de aprendizagem; Estabelecer critérios e os níveis de eficiência para comparar os resultados. Obter as evidências que descrevem o evento que nos interessa;
Sendo o principal objetivo, avaliar os avanços e retrocessos de cada nível de aprendizagem . Podendo mudar avançar para um novo nível ou voltar.