Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permitindo averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem. Se faz quando o aluno chega à escola, em geral no início do ano letivo, durante as primeiras semanas para observar e conhecer características relevantes do aluno; chegada de novo aluno para saber onde enturmá-lo e como recuperar a falta de base ou de pré-requisitos; no início de cada unidade para provocar interesse pelo tema e identificar o que já sabem sobre o assunto. 

Avaliações Diagnósticas  2023Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Estratégias e Orientações para Aplicação das Avaliações Diagnósticas 2023

 

Para uma Aplicação de Sucesso  com Resultados Reais, primeiro passo para dar certo; é ?! 

 

Antes da Aplicação

 

 

 


 

 

ATENÇÃO: Assim que todos tiverem realizado a impressão das mesmas compartilhem no grupo pra definirmos a mesma data de aplicação. Pois iremos definir no Máximo em 02 dias para que sejam aplicadas em Toda Rede Municipal, para que não Ultrapassem e percam o objetivo principal.

1º dia

1° Parte:  Início da Aula até o Recreio - Língua Portuguesa

2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Matemática

2º dia

1° Parte:  Início da Aula até o Recreio - Ciências Humanas

2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Ciências da Natureza


 

Inclusão nas Avaliaçãoes Diagnósticas

 

 

No dia da Aplicação

As Avaliações deverão ser aplicadas divididas em dois momentos em cada dia.

1º dia

1° Parte:  Início da Aula até o Recreio - Língua Portuguesa

2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Matemática

2º dia

1° Parte:  Início da Aula até o Recreio - Ciências Humanas

2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Ciências da Natureza

 

Após a Aplicação



Inicio do Plano de Ação

 

Após a Aplicação das Avaliações Diagnósticas, cada escola deverá desenvolver Planos de Ação Estratégicos , valendo-se dos resultados alcançados pelos estudantes. Para isso serão disponibilizados materiais de apoio impressos e digitais através do SITE da SME e grupos pedagógicos oficiais, com objetivo de auxiliar os professores e alunos nas estratégicas pedagógicas de reforço escolar e recomposição das aprendizagens.

 

 LEMBREM-SE: Somente com seriedade , organização e trabalho em rede, poderemos construir um Diagnóstico Real da Educação Municipal e Construir um Plano de Ação com ações concretas e executáveis, contando ainda com o Apoio e Suporte eficiente da Assessoria FTD para as intervenções e Feedbacks