ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 2024
Anos Finais ( 6º ao 9º ano )
Estratégias Pedagógicas do Inicio do Ano Letivo de 2024
Diagnóstico Inicial com Avaliações da SEE/MG para todos os alunos de ( 6º ao 9º ano)
Correção e tabulação com formulários compartilhados para análise de resultados pela escola, juntamente com a S.M.E.
Plano de Ação das Turmas e da Escola
Roteiro de Aula Semanal ou Diário alinhado com o Planejamento 2023 e a BNCC com acompanhamento pelo Supervisor/Coordenador/Diretor.
Projeto de Leitura, Escrita e Matemática- desenvolvido por bibliotecários, monitores e outros. Com sondagens amostrais e comparação de resultados através de testes orais e escritos , e avaliações . Sendo o Diretor e o Supervisor responsáveis pelo acompanhamento,
Implantar parâmetros para toda rede municipal; utilizando das mesmas ferramentas e recursos didáticos para : Sondagens e Diagnósticos ( mesmas palavras, mesmas frases, mesmos textos, mesmas avaliações)
Recomposição das Aprendizagens, com elaboração de Material Específico ( Apostilas ) de acordo com os 03 níveis de aprendizagem identificados ( 01-Baixo - 02-Regular - 03-Em Processo )
Serão elaborados de forma coletiva e unificada para toda escola, Apostilas de Reforço, contendo atividades direcionadas para sanar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas, sendo estas elaboradas por todos os professores em encontros pedagógicos nas escolas.Confecção e reprodução pela escola com suporte da SME.
As Apostilas de Reforço deverão ficar arquivadas na escola para avaliação, monitoramento e análise dos resultados ( Supervisores e Diretores), para retomada, revisão e intervenções específicas (Professores, Supervisores e Diretores).
Projeto de Vida – 2023
Obrigatoriedade, Aplicabilidade e Interdisciplinaridade
Cada Escola deverá criar, refazer ou atualizar.
Aplicar, acompanhar e avaliar as ações mensalmente.
Criar cronograma mensal .
Dividir as ações por disciplinas ou interdisciplina indicando a disciplina responsável em cada mês.
Motivação/Mimos/ Premiações e Incentivos
Projeto Educação Financeira e Empreendedorismo ( aprendizagem e aquisição de recursos)
Procurar Parcerias/ apadrinhamento/Patrocínio
Projetos Externos da S.M.E. e Nacionais ( Ver Calendário Escolar e na Internet)
Concursos Externos entre Escolas
Olimpíadas Nacionais e Estaduais ( fazer inscrições e participar )
Organização/Documentação e Acompanhamento
Plano de Ação de Supervisor / Professor
Roteiro de Aula Semanal
Acompanhamento de Roteiro de Aula - Alinhamento
Fichas Compartilhadas de Tabulação de Resultados/Gráficos
Ficha de Acompanhamento de Diagnósticos e Sondagens( Leitura, Escrita e Matemática). - Nivelamento
Registro de Presença e Participação do Módulo II
PGDI
Preparação Anual para as Avaliações Externas - 9º ano – PROEB 2024 e 8º ano - SAEB 2025.
Plano de Ação
Ø Palestras motivacionais- Convidados
Ø Incentivos concretos a partir de exemplos de pessoas e lugares bem sucedidos, de resultados de esforços - Ofertar Visitas de Intercâmbios dentro do município e fora, passeios , viagens, etc.
Ø Gincanas da Aprendizagem
Ø Premiações, Homenagens / Divulgação - Criar critérios com Cronogramas.
Ø Concursos Preparatórios
Ø Simulados Semanal com Resultados destaques, Mimos e Intervenção permanente
Ø questões de múltiplas escolha, enunciados diversificados e questões discursivas com produção de texto.
Ø Criar atividades estratégicas para orientação, treino e simulação de como interpretar, preencher e responder nos Gabaritos.
Ø Revisão / Recuperação Paralela e Bimestral constante até corrigir a defasagem de aprendizagem e notas.
Ø Busca Ativa permanente Frequência
Ø Classificação/ Reclassificação / Avanços de ano caso necessário.
Ø Espaço físico – reformas , adaptações, implantações, aquisição, parceria, improvisos.
Ø Atenção no Preenchimento de Formulários do MEC , 22ª SRE, SEE/MG, Educacenso e outros.