Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permitindo averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem. Se faz quando o aluno chega à escola, em geral no início do ano letivo, durante as primeiras semanas para observar e conhecer características relevantes do aluno; chegada de novo aluno para saber onde enturmá-lo e como recuperar a falta de base ou de pré-requisitos; no início de cada unidade para provocar interesse pelo tema e identificar o que já sabem sobre o assunto.
Avaliações Diagnósticas 2023- Anos Finais do Ensino Fundamental II
Estratégias e Orientações para Aplicação das Avaliações Diagnósticas 2023
Para uma Aplicação de Sucesso com Resultados Reais, primeiro passo para dar certo; é ?!
Antes da Aplicação
Verificar previamente o espaço da escola como todo ( limpeza, segurança e organização)
Organizar o Ambiente Escolar, mobilizar , criar logística e muita motivação, para o dia "D"
Ler, juntos aos Supervisores e professores as estratégias e orientações repassadas pela SME, e definir outras caso necessário.
Fazer dowload das Avaliações de 1º ao 9º ano no SITE da SME nas abas Anos Iniciais e Anos Finais
Realizar a impressão com antecedência das Avaliações na Escola .
Orientar os professores de Educação Infantil a acessar a aba de Diagnóstico da Educação Infantil no SITE da SME para construção do Diagnótico da Turma.
ATENÇÃO: Assim que todos tiverem realizado a impressão das mesmas compartilhem no grupo pra definirmos a mesma data de aplicação. Pois iremos definir no Máximo em 02 dias para que sejam aplicadas em Toda Rede Municipal, para que não Ultrapassem e percam o objetivo principal.
As Avaliações deverão ser aplicadas divididas em dois momentos em cada dia.
1º dia
1° Parte: Início da Aula até o Recreio - Língua Portuguesa
2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Matemática
2º dia
1° Parte: Início da Aula até o Recreio - Ciências Humanas
2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Ciências da Natureza
Mobilização dos participantes ( data e horário de aplicação, instruções de aplicação, importância da avaliação e objetivo)
Inclusão nas Avaliaçãoes Diagnósticas
Disponibilizar versões ampliadas das avaliações para alunos de baixa visão ou estratégias com equipamentos de auxilio.
Auxiliar os estudantes com deficiência, com transtorno específico de aprendizagem.
Contar com o apoio de um professor ledor e transcritor ( quando necessário)
Aumentar o tempo de prova, se necessário.
No dia da Aplicação
Seriedade na aplicação, sem preocupação com resultados. Para termos um fiel diagnóstico das escolas, das turmas e dos alunos.
Os professores trocarão de sala para aplicar as avaliações, onde for possível.
Onde não for possível troca de professores, o Diretor/Coordenador / Supervisor/ Monitor, aplicará as Avaliações.
Estabelecer horário de início e término
As Avaliações deverão ser aplicadas divididas em dois momentos em cada dia.
1º dia
1° Parte: Início da Aula até o Recreio - Língua Portuguesa
2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Matemática
2º dia
1° Parte: Início da Aula até o Recreio - Ciências Humanas
2° Parte: Após o Recreio, até o final da aula. - Ciências da Natureza
Proibir qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes;
Orientar os estudantes a marcar apenas uma resposta.
Após a Aplicação
Os gabaritos serão disponibilizados no SITE da SME e no grupo pedagógico;
Cada Escola deverá organizar de forma coletiva a correção e tabulação dos Resultados das Avaliações em fichas padronizadas e compartilhadas pela SME nos emails institucionais das Escolas, onde o prazo será definido em breve,
É de total responsabilidade da Escola a construção desse Resultado Final, a devolução e o Feedbacks para os Alunos .
Inicio do Plano de Ação
Após a Aplicação das Avaliações Diagnósticas, cada escola deverá desenvolver Planos de Ação Estratégicos , valendo-se dos resultados alcançados pelos estudantes. Para isso serão disponibilizados materiais de apoio impressos e digitais através do SITE da SME e grupos pedagógicos oficiais, com objetivo de auxiliar os professores e alunos nas estratégicas pedagógicas de reforço escolar e recomposição das aprendizagens.