"Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo."
Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência. Os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina são subdivididos em partes menores, os descritores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir. Os descritores, por sua vez, traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens de diferentes disciplinas . As matrizes do Saeb não englobam todo o currículo escolar e não devem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, já que o recorte da avaliação só pode ser feito com base em métricas aferíveis.
Cronogramas e Orientações sobre o SAEB 2023
Período: A aplicação dos instrumentos impressos do Saeb 2023 será realizada no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023, em todas as unidades da Federação.
Serão aplicados testes de:
Testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do:
a) Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas, seguindo as Matrizes de Referência elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular de 2017;
b) Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas; seguindo as Matrizes de Referência de 2001
c) Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas; seguindo as Matrizes de Referência de 2001
Testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para estudantes do :
a) Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, tomando por referência as Matrizes de Referência elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular de 2017.
b) Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, tomando por referência as Matrizes de Referência elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular de 2017.
Serão aplicados, em formato amostral, os seguintes instrumentos:
Questionário Eletrônico do Professor, para os docentes de:
b) Turmas de 2o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas;
b) Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas;
c) Ciências da Natureza e Ciências Humanas do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas;
d) Turmas de Educação Infantil de escolas públicas e privadas;
Avaliação Amostral de estudantes de 2º e 9º anos do Ensino Fundamental, farão testes de Língua Portuguesa e Matemática; e Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, respectivamente, tendo como parâmetro Matrizes e Referência elaboradas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular de 2017.
Avaliação da Educação Infantil, que será feita de forma amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.
Questionários para diretores de escola e professores
Avaliações Externas:
Ênfase na Preparação para as Avaliações Externas
Foco no SAEB 2023
Plano de Ação
Palestras motivacionais- Convidados
Incentivos concretos a partir de exemplos de pessoas e lugares bem sucedidos, de resultados de esforços - Ofertar Visitas de Intercâmbios dentro do munícipio e fora, passeios , viagens, etc.
Gincanas da Aprendizagem, Dias "D", Multirão para o SAEB, Intersivão SAEB , Passa ou Repassa, Torta na Cara, Show do Milhão, Soletrando, Matematicando, Conhecimentos Gerais , Quizes e outros.
Premiações, Homenagens / Divulgação - Criar critérios com Cronogramas.
Concursos Preparatórios
Simulados Orientados/Explicativos e Expositivos com participação da turma em todas as questões
Simulados Semanal com Resultados destaques, Mimos e Intervenção permanente
Questões de múltiplas escolha, enunciados diversificados e questões discursivas com produção de texto.
Criar atividades estratégicas para orientação, treino e simulação de como interpretar, preencher e responder nos Gabaritos.
Revisão / Recuperação Paralela e Bimestral constante até corrigir a defasagem de aprendizagem e notas.
Monitores de Apoio ao SAEB e SIMAVE no turno e contraturno
Professores exclusivos para o SAEB e SIMAVE para trabalhar de acordo com as Matrizes de Referência
Busca Ativa permanente Frequência
Classificação/ Reclassificação / Avanços de ano caso necessário.
Espaço físico – reformas , adaptações, implantações, aquisição, parceria, improvisos.
Atenção no Preenchimento de Formulários do MEC , 22ª SRE, SEE/MG, Educacenso e outros.
ESTRATÉGIAS, SUGESTÕES E RECURSOS METODOLÓGICOS PARA PREPARAÇÃO PARA O SAEB 2023
A Prova do SAEB antiga "Prova Brasil" é o instrumento que irá situar o aprendizado do aluno numa escala, denominada “Escala Saeb”. Essa é utilizada para situar o aprendizado nas competências de leitura e interpretação e na resolução de problemas matemáticos. Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das rede de ensino públicas e privadas.
SAEB 2023: DESCRITORES de Língua Portuguesa 5º Ano
SIGLA DESCRITOR
D1 Localizar informações explícitas em um texto. DOWNLOAD
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto DOWNLOAD
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão DOWNLOAD
D4 Inferir uma informação implícita em um texto. DOWNLOAD
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). DOWNLOAD
D6 Identificar o tema de um texto. DOWNLOAD
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. DOWNLOAD
D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto DOWNLOAD
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros DOWNLOAD
D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. DOWNLOAD
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato DOWNLOAD
D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc DOWNLOAD
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados DOWNLOAD
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. DOWNLOAD
D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. DOWNLOAD
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno. Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.
Os objetivos do Saeb são:
Oferecer subsídios para elaboração de políticas públicas.
Identificar problemas e desigualdades na educação.
Fornecer informações sobre o contexto econômico, social e cultural que influenciam o desempenho dos estudantes.
Visualizar os resultados dos processos de ensino e aprendizagem.
Desenvolver a pesquisa na área de avaliação educacional.
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).