"Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo."

Os testes do Saeb são elaborados a partir de matrizes de referência. Os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina são subdivididos em partes menores, os descritores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir. Os descritores, por sua vez, traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens de diferentes disciplinas . As matrizes do Saeb não englobam todo o currículo escolar e não devem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas, já que o recorte da avaliação só pode ser feito com base em métricas aferíveis.

Cronogramas e Orientações sobre o SAEB 2023

Período: A aplicação dos instrumentos impressos do Saeb 2023 será realizada no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023, em todas as unidades da Federação. 

Serão aplicados testes de:


a) Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas, seguindo as Matrizes de Referência elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular de 2017;

b) Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas; seguindo as Matrizes de Referência de 2001

c) Estudantes do 9º  ano do Ensino Fundamental de escolas públicas; seguindo as Matrizes de Referência de 2001


a) Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas,  tomando por referência as Matrizes de Referência elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular de 2017.

b) Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, tomando por referência as Matrizes de Referência elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular de 2017.


Serão aplicados, em formato amostral, os seguintes instrumentos:


b) Turmas de 2o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas;

b) Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas; 

c) Ciências da Natureza e Ciências Humanas do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas; 

d) Turmas de Educação Infantil de escolas públicas e privadas;


Avaliações Externas:

Ênfase na Preparação para as Avaliações Externas

Foco no SAEB 2023

Plano de Ação

ESTRATÉGIAS, SUGESTÕES E RECURSOS METODOLÓGICOS PARA PREPARAÇÃO PARA O SAEB 2023

A Prova do SAEB antiga "Prova Brasil" é o instrumento que irá situar o aprendizado do aluno numa escala, denominada “Escala Saeb”. Essa é utilizada para situar o aprendizado nas competências de leitura e interpretação e na resolução de problemas matemáticos. Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das rede de ensino públicas e privadas. 

SAEB 2023:  DESCRITORES de Língua Portuguesa 5º Ano

SIGLA                             DESCRITOR                                                                                                                                                                                                

D1            Localizar informações explícitas em um texto.   DOWNLOAD                                                                                                                                                              

D2            Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto  DOWNLOAD

D3            Inferir o sentido de uma palavra ou expressão DOWNLOAD

D4             Inferir uma informação implícita em um texto. DOWNLOAD

D5             Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). DOWNLOAD

D6             Identificar o tema de um texto. DOWNLOAD

D7             Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. DOWNLOAD

D8             Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto DOWNLOAD

D9            Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros   DOWNLOAD

D10          Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. DOWNLOAD

D11         Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato DOWNLOAD

D12         Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc  DOWNLOAD

D13        Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados DOWNLOAD

D14        Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. DOWNLOAD

D15        Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. DOWNLOAD

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. Os dados levantados permitem avaliar os níveis de aprendizagem dos estudantes, considerando o contexto socioeconômico para criar um retrato fiel do aluno. Além disso, o seu resultado é utilizado como indicativo da qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

Os objetivos do Saeb são:

D1. Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D2. Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

D3. Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

D4. Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)

D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.

D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.

D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.

D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

D19 –Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.

D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.

D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).