Lei 9394 /96 sobre a educação infantil...

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade

ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM 2023

Material Impresso - kits

Material Digital - Iônica

Formação e Capacitação - Consultoria Online

SUGESTÕES METODOLÓGICAS E DIDÁTICAS

Campo de Experiência: “O EU, O OUTRO E O NÓS”

Objetivo de Aprendizagem:  Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. Perceber os limites de seu corpo nas brincadeiras e as possibilidades de interação com o meio em que está inserido. Comunicar necessidades, desejos e emoções.

Rotina Diária na Educação Infantil


É o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da Educação Infantil, e é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. 



Rotina na educação infantil: entenda sua importância


              Acordar, tomar café, tomar banho, ir trabalhar, almoçar e por aí vai. A sequência de tarefas que realizamos todos os dias não é nenhuma novidade e já se tornou algo automático na nossa mente de adultos. Mas, será que nascemos com o cérebro programado para essa lógica da rotina? Entender que há hora certa para cada atividade e a importância dessa sequência é um aprendizado que vem lá da infância e, por isso, a rotina na educação infantil é tão importante. Em casa, ter momentos bem definidos para fazer as refeições, tomar banho, estudar, estar com a família e também, para brincar, ajudam na construção de uma relação familiar mais harmônica e saudável. Além disso, traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de correria ou estresse. Na escola, a implementação da rotina na educação infantil contribui tanto no dia a dia letivo, quanto na relação familiar da criança. Isso porque, quando ela tem horários a seguir, está se preparando para lidar com os compromissos e as responsabilidades que virão na vida adulta. A seguir, organizamos um cronograma que pode ser seguido por pais e demais responsáveis para organizar o dia a dia dos pequenos. Acompanhe!


Necessidades biológicas, sociais e psicológicas  


A Rotina da Educação Infantil precisa levar em conta as necessidades biológicas, sociais e psicológicas das crianças. 

A construção de uma rotina precisa ser baseada em algumas ações que se repitam com frequência. Nesse sentido, algumas práticas simples podem ser adotadas no dia a dia para que os pequenos aprendam esse conceito. Confira, abaixo, como trabalhar os diferentes momentos na rotina deles:

A ROTINA